Dicas para carregar uma mochila sem acarretar problemas de saúde – Rio Center

Dicas para carregar uma mochila sem acarretar problemas de saúde

24.01

Com a volta às aulas, é fundamental ter uma mochila para carregar o material de forma organizada. Geralmente essas mochilas acabam ficando mais pesadas do que deveriam e, para isso, a gente te dá dicas de como usá-las sem sentir dores que podem prejudicar a coluna, a postura, o pescoço e os ombros.

Não apóie a mochila em um ombro só. Carregar a mochila só de um lado faz com que boa parte do peso do corpo e da mochila sejam transferidos para um só lado do corpo. Quando se carrega uma mochila pesada sobre apenas um dos ombros, o estudante tende a inclinar o corpo para o outro lado na tentativa de compensar o peso extra. O ombro, o quadril, o joelho e o tornozelo do lado que está sendo segurada a mochila sofrem com esse excesso de peso.

Preste atenção às alças. As mochilas possuem um sistema de ajuste do tamanho das alças. Além de manter as duas com o mesmo comprimento, é importante que sejam reguladas para que a base da mochila fique, no máximo, um pouco abaixo da linha da cintura. Alças muito frouxas fazem com que a mochila seja carregada muito baixa, e a pessoa tende a caminhar inclinada para a frente.

Escolher mochilas com alças acolchoadas também vai fazer com que o peso seja mais bem distribuído pelos ombros. E se a mochila ainda tiver uma alça na altura do abdômen ou do peito, melhor ainda! O peso não ficará todo nos ombros.

Evite andar com uma mochila pesada demais. O indicado é que não seja carregado em uma mochila mais de 10% do peso corporal. Para isso, é importante separar para levar apenas o que realmente for ser utilizado.

Mochilas de rodinha. Essas mochilas também requerem atenção. Certifique-se de que as rodinhas encostarão normalmente no chão estando com a coluna reta. Não compre uma mochila que seja preciso se abaixar ou encurvar a coluna para que ela ande.

Evitar carregar peso demais também serve para esse tipo de mochila, excesso pode acarretar problema nos ombros e postura.

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