RIO CENTER FITNESS – Férias em movimento – Rio Center

RIO CENTER FITNESS – Férias em movimento

Fitness Verão 2

 

 

Não existe desculpa para parar de se exercitar durante as férias. Prepare o figurino e o protetor solar que o treino funcional combina perfeitamente com a praia.

Quem gosta de manter uma rotina fitness até mesmo em ritmo de veraneio precisa experimentar o treino funcional na praia. Esse tipo de atividade trabalha vários músculos do corpo e combina exercícios associados ao cotidiano: agachar, empurrar, girar, correr, pular. Tudo isso junto ao bem-estar e ar livre que só um dia na praia pode proporcionar.

Para Ingrid Kelly Moreira, graduada em Educação Física pela UFRN e coach de Crossfit, o treinamento funcional é uma ótima maneira de aperfeiçoar os movimentos naturais do corpo, corrigir a postura, fortalecer a musculatura das pernas, abdômen e lombar. Ingrid, que pratica treinamento funcional há 13 anos, explica que o exercício também permite uma melhora da coordenação motora, resistência cardiovascular, fortalecimento muscular, ganhos de potência e velocidade.

O diferencial do treino fica ainda maior quando praticado na praia. O exercício fortalece a musculatura dos pés e por conta da irregularidade trabalha os proprioceptores da musculatura do corpo, que ajuda na prevenção de lesões. De acordo com Ingrid, o funcional na praia se torna mais dinâmico e com maior possibilidades de movimentos, o que é mais motivante. Porém deve-se ter cuidado com treinos muito longos, pois a irregularidade da areia pode provocar sobrecarga em um lado do corpo, e em dias muito quentes, a temperatura na hora da atividade pode causar tonturas, enjoos e insolações.

Uma das maiores vantagens do treinamento funcional é ajudar nas funções do dia a dia, como brincar com os filhos ou sobrinhos, ter mais disposição pra trabalhar e até mesmo conseguir levantar uma mala pesada, por exemplo. Como consequência de todo esse trabalho, o corpo ganha mais músculos, diminuindo assim a gordura corporal e as taxas do sangue como colesterol e açúcares.

Sobre o visual, Ingrid fala que o importante é se sentir bem e confortável para fazer um bom treino. O ideal é apostar em tecidos soltos que ajudam na troca de calor e não bloqueiam a transpiração. Materiais que ajudam na evaporação do suor são os mais indicados, principalmente nos dias de verão e calor intenso. Lembre-se sempre do protetor solar.

 

Fitness Verão Fitness Verão 3

Via Revista Rio Center – 9ª edição.
Fotos: Giovanna Hackradt

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