5 receitas juninas práticas para você preparar em casa – Rio Center

Uma coisa é certa: não dá para deixar a festa de São João passar em branco! Mas, mesmo com o isolamento social, você pode afastar os móveis, decorar a casa e preparar comidinhas maravilhosas de forma prática e garantir a alegria da família inteira.

 

1 – Pamonha

Ingredientes:

24 espigas de milho verde com palha

3 xícaras de açúcar

2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

1 xícara de chá de leite

Modo de fazer:

Retire as palhas das espigas e reserve. Rale o milho ou retire os caroços com uma faca. Aos poucos, bata no liquidificador até ficar bem triturado. Coloque em uma tigela, adicione todos os ingredientes, misture bem e, se necessário, coloque mais leite. Dobre as laterais das palhas para o centro, colocando-as sobrepostas. Dobre a parte inferior para cima e encha a espiga com ½ xícara de chá da mistura de milho. Envolva com outra palha de milho. Dobre a parte superior para baixo e amarre com as próprias tiras da palha. Coloque os pacotes em água fervente até a pamonha endurecer.

 

2 – Canjica de milho verde

Ingredientes:

1 lata de milho verde (200g peso drenado)

2 xícaras de leite

½ xícara de açúcar ou ½ lata de leite condensado

1 colher de sopa de amido de milho

Canela a gosto

Modo de fazer:

Coloque o milho no liquidificador (sem água). Junte o leite e bata por 2 minutos. Coe essa mistura e passe para uma panela apenas o líquido. Adicione o açúcar, o amido de milho dissolvido em um pouco de água (2 colheres de sopa). Cozinhe tudo em fogo médio e mexa sem parar até ferver. Baixe o fogo, cozinhe sempre mexendo por mais 15 minutos. Despeje numa travessa. Aguarde esfriar e polvilhe canela a gosto.

 

3 – Cocada

Ingredientes:

2 ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (cerca de 500g)

1 ½ xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

Modo de fazer:

Em uma panela média, misture o açúcar e a água com cuidado para não espirrar na lateral da panela – isso evita que a calda queime até atingir o ponto de fio. Leve a pena ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até atingir o ponto de fio (mergulhe uma colher e levante um pouco da calda. Se estiver formando um fio fino entre as gotas, está pronta). Adicione o coco e misture para dissolver os flocos com a calda. Evite mexer em excesso para não açucarar. Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. Transfira a cocada com a calda para uma tigela e deixe descansar por 5 minutos. Unte uma assadeira grande com manteiga, mas se preferir, pode colocar as cocadas diretamente numa assadeira antiaderente. Utilizando duas colheres de sobremesa, modele a cocada e transfira para a assadeira. Deixe em temperatura ambiente por 1h ou até as cocadas secarem. Elas devem ficar durinhas por fora e cremosas por dentro.

 

4 – Milho cozido na pressão

Selecione milhos com grãos mais uniformes. Limpe bem os milhos, retirando a palha e todos os cabelos. Lave as espigas com água corrente. Coloque as espigas (inteiras ou cortadas) na panela de pressão e adicione água. Não precisa cobrir todas, penas metade das espigas submersas é o suficiente. Adicione uma colher de sopa rasa de açúcar na água. Tampe a panela e coloque no fogo. Assim que pegar pressão, baixe o fogo e deixe por mais 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão acabar naturalmente. Abra a panela assim que acabar a pressão, coloque duas colheres de sopa de sal e leve ao fogo novamente por mais 10 minutos, fora da pressão. Retire as espigas e use manteiga da terra ou temperada para finalizar a gosto o milho cozido.

 

5 – Maçã do amor

Ingredientes

1kg de açúcar

500ml de água

1 colher (sopa) de vinagre

Corante vermelho (pó ou líquido)

12 maçãs

Palitos de sorvete

Modo de fazer:

Depois de limpas e secas, espete as maçãs nos palitos de picolé. Unte uma forma de alumínio com um pouco de óleo. Coloque os ingredientes da calda em uma panela. Nesta receita, não se usa nenhuma colher, pois pode açucarar a calda. Misture/Mexa a panela em fogo alto até ferver. Mude para fogo médio por mais 25 minutos. Mergulhe a ponta do palito de sorvete na calda e pingue na forma untada. Pressione com o dedo e solte sobre a forma, se fizer um barulho sólido, desligue o fogo imediatamente. Mergulhe as maçãs na calda e coloque-as na forma untada. Este processo não pode ser demorado, pois a calda irá naturalmente endurecendo.

 

Precisando de algum utensílio para colocar a mão na massa? CLIQUE AQUI E COMPRE PELO SITE ou fale com a gente pelo WHATSAPP 4008-8800.

E não esqueça de dar o play na nossa seleção musical Especial São João. É SÓ CLICAR AQUI.

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

Carrinho